O que acontece com o corpo quando bebemos água diariamente?

Beber água todos os dias é essencial para a saúde e o bem estar, porém, para muitas pessoas, esse líquido acaba ficando em segundo plano, esquecido pela correria diária ou sendo substituído por bebidas menos saudáveis, como suco industrializados, refrigerantes e cervejas.

 

A Organização Mundial da Saúde recomenda que um adulto beba, em média, 2 litros de água por dia, de forma a permitir um correto funcionamento do nosso corpo e minimizar os riscos de desidratação.

 

Porém, ainda segundo a OMS, essa quantidade mínima de água a ser consumida pode ter pequenas variações dependendo do peso do indivíduo, e, para chegar ao valor exato, basta aplicar a seguinte fórmula:

 

Quantidade ideal de água (L) = Peso X 35

 

Por exemplo, se você pesa 74 quilos, ao multiplicar esse valor por 35, você obtém 2,5 litros como a quantidade mínima de água a ser consumida diariamente.

 

Mas, afinal, quais são os benefícios de beber água todos os dias?

Fortalece as articulações

Beber água todos os dias ajuda a fortalecer a cartilagem dos ossos presentes nas articulações e nos discos das colunas, deixando-as mais resistentes e minimizando os riscos de dores e lesões.

Aumenta a disposição física e mental

A água é essencial para manter uma boa circulação sanguínea, transportando nutrientes para os músculos e cérebro, tirando a sensação de fadiga, afastando a preguiça e contribuindo com a motivação, otimismo e produtividade, além de estimular a memória e as capacidades cognitivas.

Controla a pressão sanguínea

Por contribuir com a circulação sanguínea, o consumo regular de água também protege o coração, contribuindo com a normalização da pressão sanguínea, diminuindo o risco de desenvolver problemas cardiovasculares.

Diminui as câimbras

Comuns após exercícios físicos intensos, as câimbras podem ser prevenidas com o consumo de água regular,  ajudando a repor o estoque de energia e evitando a contração involuntária da musculatura, fonte das dores. 

Ajuda no emagrecimento saudável

Beber cerca de 2 litros de água por dia também contribui com um emagrecimento saudável, uma vez que contribui com a sensação de saciedade, fazendo com que a gente coma menos, e também desincha o corpo, limpando e eliminando as gorduras acumuladas.

Regula o intestino

Durante o processo de limpeza na região gastrointestinal, a água também contribui com o correto funcionamento do intestino, permitindo que os alimentos sejam expulsos de forma mais rápida, evitando acúmulo, inchaço e também a prisão do ventre e o surgimento de pedras nos rins.

 

Como você pode ver, beber cerca de 2 litros de água por dia é um investimento que vale ouro, ajudando a manter a sua saúde sempre em dia!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *