O consumo de água armazenada nos populares galões de 10 ou 20 litros ainda é muito comum em casas, escritórios e outros ambientes comerciais. Entretanto, você já se perguntou se o consumo de galões de água é mesmo seguro?
O Blog Marca Da Água traz as respostas e alertas para os riscos que o consumo de água engarrafada neste tipo de galões pode trazer à saúde.
Riscos do consumo de galões de água
O fato é que a maior parte dos consumidores desconhece os riscos de contaminação da água e outros problemas que o envase e a logística dos garrafões podem trazer.
Já no envase, pode haver riscos de contaminação da água que é engarrafada nos galões por partículas químicas extremamente nocivas à saúde, incluindo o chumbo, o arsênico e o benzeno, como alerta a Prefeitura de São Paulo. Outro risco é associado à contaminação por agentes físicos, incluindo partículas de plástico, vidro e metal e agentes biológicos como parasitas, vírus e bactérias. Enjoos e dores abdominais frequentes, diarreia e fraqueza podem estar associados ao sintomas provocados pelos consumo de água contaminada, mas outras doenças como cólera, hepatite A, febre tifóide, disenteria, giardíase e leptospirose também podem ser causadas pela água imprópria para o consumo.
Ainda que existam normas regulamentares para a fabricação dos galões de água – feitos em plástico – as condições de envase, armazenamento e transporte podem comprometer o prazo de validade dos galões – de até 3 anos e principalmente pôr em risco a pureza da água e representar danos à saúde.
- Mais saúde e melhor custo-benefício: Benefícios do Purificador de Água que você precisa conhecer
Riscos de materiais tóxicos nos galões de água
A exposição ao sol, ao calor, aos raios ultravioletas ou a microondas, por exemplo, pode fazer com que o plástico liberte particular tóxicas na água, incluindo os compostos químicos como Bisfenol A e Bisfenol S, substâncias ligadas ao aumento dos riscos de doenças coronárias e do sistema endócrino.
Quando o assunto é o plástico, outro risco é a liberação dos microplásticos, à medida que o material se degrada naturalmente, e que também podem comprometer a pureza da água.
Perigos no envase e transporte dos galões de água
Outro risco é associado ao transporte, que quando feito de maneira não controlada, pode causar a contaminação cruzada dos garrafões de água. O indicado é que os garrafões não toquem o chão e não sejam armazenados e transportados junto a outros materiais e produtos químicos.
No transporte, microfissuras nos galões de água também podem facilitar a entrada de agentes contaminantes. Na logística de ir e vir, um garrafão pode ser utilizado e voltar ao envase e ao transporte centenas de vezes.
Já na casa do consumidor, outro risco é associado à forma com que o galão é acoplado no filtro ou no bebedouro. Sem a correta higienização, a parte superior do galão pode contaminar o interior do filtro ou do bebedouro. Ao remover o lacre e a tampa, por exemplo, é muito importante que as mãos estejam limpas com álcool em gel ou lavadas com detergente neutro.
Por fim, outro prejuízo associado ao consumo de água em galões é associado ao ambiente e à poluição do solo e da água. No Brasil, apenas 23,4% dos resíduos plásticos pós-consumo são reciclados.
Agora que você já conhece os riscos do consumo de água em galões fica ainda mais fácil perceber por que optar por um purificador de água é a escolha certa! Na loja MARCA DA ÁGUA, autorizada exclusiva dos Purificadores de Água Everest, você encontra produtos à pronta entrega, atendimento cordial, orientações e serviços de instalação, estacionamento à porta e a tranquilidade de ter tudo em um só lugar: venda, instalação, manutenção, garantia e serviços de controle de troca de refil.
Nossa equipe é formada por especialistas que podem te ajudar na escolha do modelo ideal para sua casa ou empresa. Conheça os modelos de Purificadores de Água Everest neste link.
- Fale com um especialista MARCA DA ÁGUA.
(Imagem: Designed by Freepik)