O Blog Marca Da Água já listou algumas dicas úteis para começar a beber água na quantidade certa. Mas, você já se perguntou sobre a importância do consumo de água para crianças e bebês e como manter a hidratação é importante para o bom desenvolvimento dos pequenos? A sua família segue as recomendações ideais?
De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, o consumo de água para bebês e crianças, na quantidade certa e em todos os dias, é indispensável para boas condições da saúde infantil. A boa hidratação contribui fundamentalmente para o crescimento adequado, para o bom funcionamento dos rins, bexiga e intestino, e ainda para a prevenção da prisão de ventre. Até mesmo a memória pode ter melhor desempenho: estudos da Universidade do Leste de Londres mostram também que crianças que consomem mais água têm mais atenção às tarefas e melhor atividade cognitiva que é relacionada à memória.
Outro importante fator se relaciona às características próprias do organismo de do metabolismo desta fase da vida: as necessidades de água das crianças são proporcionalmente mais altas, uma vez que seu organismo contém mais água do que os corpos de adultos (75% vs 60%), em uma relação superfície / volume relativamente mais alta do que quando comparado aos adultos. A diferença também provoca maiores perdas de água pela pele, o que traz mais riscos de desidratação, principalmente porque nesta fase, crianças estão em constante movimento e agitação. Durante os meses de temperaturas mais altas, esta perda pode ser ainda maior.
O consumo de água para crianças e bebês deve começar em qual idade?
Ainda de acordo com o Departamento de Nutrologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o consumo de água pelos bebês deve ser iniciado a partir dos 6 meses. Isto porque, como também reforça o Ministério da Saúde, a recomendação é de que, até este período, a alimentação e hidratação seja feita exclusivamente pelo leite materno. Entretanto, como alerta o Guia do Bebê, na etapa em que a amamentação é exclusiva, é a mãe que deve estar atenta ao consumo de água, para garantir o bom funcionamento do organismo como um todo e a manutenção dos níveis de nutrientes do leite materno.
A quantidade do consumo de água muda de acordo com as diversas faixas etárias, até ao início da fase adulta:
- 7 a 12 meses – 800ml.
- 1 a 3 anos – 1,2l.
- 4 a 8 anos – 1,7l.
- 9 a 13 anos – 2,4l.
- 14 a 18 anos – 3,3l.
(Fonte: Sociedade Brasileira de Pediatria)
Sinais e Sintomas da falta de consumo de água em crianças e bebês
Como destacou a nutricionista especializada em nutrição infantil Rafaela Florentina Manoel, em reportagem do Portal Terra, os sinais e sintomas do consumo de água em níveis não adequados podem incluir afundamento da moleira do bebê, olhos fundos; diminuição da frequência urinária; pele, boca ou língua seca; lábios rachados; choro sem lágrimas e fraldas secas há mais de 6 horas ou com urina amarela e com cheiro forte. Já em crianças, os sinais e sintomas da desidratação também podem levar a criança a ter muita sede; demonstrar comportamento fora do habitual, irritabilidade ou apatia ou ainda sonolência, cansaço excessivo ou alteração dos níveis de consciência.
A loja MARCA DA ÁGUA te ajuda a garantir que o nível adequado de consumo de água para bebês e crianças é seguido pela sua família, proporcionando água pura e fresca sempre à mão!
Na loja MARCA DA ÁGUA, autorizada exclusiva dos Purificadores de Água Everest, você encontra produtos à pronta entrega, atendimento cordial, orientações e serviços de instalação, estacionamento à porta e a tranquilidade de ter tudo em um só lugar: venda, instalação, manutenção, garantia e serviços de controle de troca de refil.
Nossa equipe é formada por especialistas que podem te ajudar na escolha do modelo ideal para sua casa ou empresa. Conheça os modelos de Purificadores de Água Everest neste link.
- Fale com um especialista MARCA DA ÁGUA.
(Imagem: Designed by Freepik)
1 comentário em “A importância do consumo de água para crianças e bebês”
Saúde é o mais importante. Excelente artigo.