Quantos litros de água devemos beber por dia?

quantos litros de água devemos beber por dia

Quantos litros de água devemos beber por dia?

A dúvida sobre quantos litros de água devemos beber por dia surge ao menos uma vez na vida de qualquer pessoa.

Afinal, será que os clássicos 2 litros de água por dia são suficientes?

A verdade é que a resposta para essa pergunta é: depende.

Na leitura a seguir, descubra quanto de água é necessário para o seu contexto e como obter o maior número possível de benefícios desse líquido incrível!

A importância de beber água diariamente

Antes de falarmos sobre quanto de água devemos beber por dia, porém, é importante frisarmos o motivo de ser tão importante ingeri-la diariamente.

E esse motivo é muito simples: precisamos manter a hidratação do nosso corpo, bem como precisamos manter “tudo funcionando perfeitamente”.

Não é exagero afirmar que somos feitos, em grande parte, de água. Porém, devemos lembrar que boa parte desse líquido se perde a todo momento por meio do suor, da urina e até mesmo por meio da ingestão de álcool, sendo necessária a reposição.

E é nesse momento que surge a dúvida: quantos litros de água precisamos beber por dia?

Quanto de água devemos beber por dia, para uma vida saudável?

Sim, de fato a ingestão média diária de água para seres humanos fica entre 2 e 3 litros.

Porém, como mencionado no início desse conteúdo, a quantidade indicada para cada pessoa, especificamente, varia muito, pois considera diversos fatores.

Você sabia, por exemplo, que nosso peso influencia diretamente quantos litros de água devemos beber por dia.

Existe até mesmo um cálculo bem simples que pode ser feito agora mesmo, para descobrir se você deve ficar na faixa dos 2-3 litros, ou ingerir mais água diariamente.

O cálculo é: 35 ml de água para cada quilo do seu peso.

Caso você pese 90 quilos, por exemplo, deve beber, em média, 3 litros de água todos os dias.

Outros fatores que influenciam essa quantidade

Agora que você já sabe qual conta fazer para descobrir quanto de água deve beber por dia, é hora de aprender outro ponto importante: essa quantidade pode variar de acordo com outros fatores.

Caso descubra que precisa beber 3 litros de água, beba essa quantidade. Mas não deixe, também, de escutar o seu corpo para saber quando é hora de beber um pouco mais, ou um pouco menos.

Em dias que fizer atividades físicas intensas, por exemplo, a ingestão certamente precisará ser maior, assim como tenderá a diminuir um pouco durante o inverno, quando suamos menos.

Por via das dúvidas, você poderá sempre utilizar sua urina como “termômetro”:

  •         Urina amarelada demais significa pouca ingestão de água;
  •         Urina “transparente” demais significa muita ingestão de água;
  •         Urina em tom amarelo claro significa ingestão ideal de água.

Devemos beber água purificada todos os dias

Por fim, a informação mais importante:

Não basta apenas saber quantos litros de água precisamos beber por dia.

Tão importante quanto isso é saber qual é o “tipo” de água que está entrando em nosso organismo. Afinal, mesmo a água, tida como o líquido mais puro que existe, pode ter seus pontos negativos, quando não tratada corretamente.

Essa informação pode chocar algumas pessoas, mas a verdade é que até aquela água que passa por um tratamento até chegar às nossas casas pode, e certamente irá, sair da torneira cheia de impurezas diversas.

Mesmo o cloro, utilizado para auxiliar na limpeza da água, pode causar problemas de saúde se consumido em excesso. Isso sem citarmos o sabor desagradável que ele deixa no líquido.

E engana-se quem acredita que somente um bom filtro poderá resolver o problema.

Purificar é a melhor solução!

Enquanto o filtro é focado em somente filtrar as impurezas, um purificador tem como objetivo literalmente purificar a água.

Seu papel é retirar essas impurezas e, também, eliminar todo e qualquer tipo de microrganismo que possa entrar em nosso corpo.

Quem busca beber uma água sem gosto e saudável todos os dias busca, também, uma água que seja livre de bactérias, vírus e outros elementos prejudiciais à saúde.

É o seu caso?

Se sim, invista sem medo em um bom purificador de água, e perceberá de imediato que esse é o tipo de produto que apresenta um ótimo custo benefício.

Confira aqui alguns modelos de purificadores e, caso tenha dúvidas sobre qualquer um deles, converse com a gente no WhatsApp.

Não esqueça: tão importante quanto saber quanto de água devemos beber por dia é saber que a água ingerida é benéfica para nossa saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Recentes